kalekela Paz

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sábado, 22 de setembro de 2012

CAP2 NO CONDÉ CENTRO


CAP2 NO CONDÉ CENTRO
No dia 3 de Março de 1993, o Kalekela, com uma comissão da igreja de Kibala composta por seis pessoas, partiu do bairro chamado Lianguila Lolo, para Kayango-Nhia, em visita aos irmãos na fé em Cristo. Os membros da comissão eram: Catamba:
Manuel Campos Daniel, secretário mundial; Domingos José Alberto, secretário da classe.
O  Segunda Manuel «Mbanga», corpo do Avô Ananias, como um enviado.
Lianguila: Eduardo José Bumba, pai Ouro secretário do Yahweh.
Noé Sebastião Ngunga, corpo do Rei David, Musico; Ovelha Simões Ngunga, Celikuata Anjo. Apocalipse: 2
O Kalekela era o sétimo.
 Enquanto os outros quatro separavam-se do grupo e entravam no bairro, pai Ouro, como era o representante dos vates da linha da Gabela e o Rei David, decidiram seguir  caminho para Condé, área do Ebo. Chegaram no bairro Condé Centro onde eles foram bem recebidos pela igreja local; o Kalekela não era conhecido naquelas paragens, ouviram só por alto que havia na Kibala, para além do Profeta Isaías, um outro Avô: Avô Enviado, mas quem é nascido do Espírito sabe que o Tetra Isaías é o Kalekela. E no mesmo bairro havia muitos de olhos abertos que entendiam isto. Entendiam, como Samba, a pequena antiga amiga e mãe do Menino, no Cubal seis Pontes, ela tinha dito: “Ele será Nosso Rei, Ele dará paz aos que não têm paz. “veja o livro Quem é este? O titulo: O Menino é Rejeitado. Eles entendiam como João Honório, António Carlos, Armando Afonso e outros.
A fama do Avô Enviado, o Kalekela correu por todo o bairro, e muitas pessoas ao ouvirem que Ele veio ao Condé Centro, movimentaram-se e foram à casa do secretário adjunto da classe; Manuel Domingos Kimanga.
Ali, tanto os do Yahweh, e os do mussonguir, isto é, crentes e não-crentes, estavam todos lá. A casa estava tão cheia de pessoas, que nem os próprios donos da casa conseguiam entrar para tirarem alguma coisa. Ainda Ele não tinha mostrado a sua Harmónica ou acordeão, o que o povo precisava ver e ouvir; Mas eles já comentavam. Uns diziam:
“−Wa yambata!” (Ele levou a Harmónica!)
Outros duvidando, diziam: −“Héé! Kayambete!” (Não a levou! Não!)
Naquela banda, assim como em Kibala e Luanda, os corpos inspirados eram ou são ainda chamados Avô. E os velhos da igreja do Condé chamavam assim ao Avô Enviado conforme eram considerados os outros corpos inspirados.
Então os representantes da igreja em Kibala, pai Ouro e velho Noé, reuniram com os representantes no Condé que ainda eram novos nessa Igreja Tocoista, para esclarecerem-lhes algo sobre a lei de Deus e a regra da    
Referida Igreja de Cristo. Depois de terem cantado o hino de recepção dos visitantes e dado os agradecimentos, foram ao tema em conversas.
Então o pai Ouro tomou a palavra e disse:
“Bem, meus irmãos; já sabemos o modo de respeitar os Nossos Mestres da Igreja, chamando-lhes por estes títulos: Ao secretário chamamos assim: Nosso secretário, ao representante; Nosso ou irmão representante. Assim também aos anciãos, evangélicos, pastores, doutores, fiscais, diáconos, vates e mestres do coro. Para mais pormenores, concedo o tempo ao velho Noé. Kota Barco; tens a palavra. O kota Noé é corpo do Rei David e conhece Avô Enviado.”
“−Eu” −respondeu o velho Noé −“vou ensinar-lhes o modo de saudar o Nosso Avô Enviado, o respeito e outras coisas mais. Olhem irmãos meus. O nosso programa não é tratar assuntos da Igreja hoje; mas nós viemos escrever o livro da Nova geração. Isto é: Cumprir o que nos traz aqui; o programa de trazer a Arca de segurança e paz para vocês.
Mas como os irmãos perguntaram para saberem, nós vamos responder.
Quanto ao que vocês querem saber, o modo de chamar aos mestres das Igrejas, está certo conforme o nosso responsável da Igreja da linha já explicou. Agora, sobre vates; o Nosso Rei Messias nunca deu esse termo: vate, aos corpos inspirados, mas disse: corpos que levam os Profetas ou Profetas, ou ainda, corpos Proféticos. O título corpo vate é usado pelos “Panzos” (Tocoistas fingidos) e pelos que dizem que o Espírito Santo não é pessoa, mas dizem que é uma força ativa de Deus. O modo de podermos viver com os Profetas é este: Quando o povo estiver reunido em adoração à Yahweh, e um Profeta penetrar no corpo de alguém para alertar ou consolar, vocês têm que ouvir atentamente e também devem respeitar o corpo onde o Espírito habita, para que não entristeça o Espírito Santo. Efésios. 4-18-20.
O nome que devemos chamar ao Profeta no corpo ocupado, não é tio, mano ou senhor; mas sim Avô, pai, Mestre ou mister. Nós devemos honrar o corpo inspirado, mas não adorá-lo; para que ele não se glorie e não caía como Lúcifer. Isaías: 14-13. Mateus. 4-8. II Coríntios. 12-3.
Quanto ao Avô que está conosco, Ele não é nenhum corpo habitado por um Profeta. Ele é aquele que os mais velhos falaram: “Kuzembe ngolo ya!” Ele não é somente um avô, como os avós sobas. Se Ele é avô então, é avô dos avós dos avós dos avós, como disse o Rei Messias. Por isso Ele não deve ser chamado avô ou mister; Ele é Pai e Mestre, é Kavunga (Protector, Ele é a Galinha que cobre seus pintos de baixos das asas dele, por isso é que Ele é chamado de Kavunga Yahweh. Mateus. 23-31-35.
Vocês podem chamá-lo: Nosso Rei Kavunga ou Yah.”
 Então Kavunga, tomando a palavra, disse: “Quando eu estava na Kilenda, os da Assembleia de Deus chamavam-me Nosso Enviado.”
Os velhos da classe do Condé ouvindo isto, riam-se e murmurando diziam: −“Atopo! Yamuasenó eti Nosso Enviado, Eti nga kieli owo amundumu!” (Eles, os da Kilenda, são tolos! Chamam-lhe Nosso Enviado, como se fosse Servo deles!)
“Não vos disse eu”  descreveu o Rei David, “não afirmei que Ele é avó dos avós dos avós dos avós? Ele é tudo! Ali, quem tem ouvido e não somente orelha, que oiça,” terminou o Rei David.
Quanto ao modo de saudar o Kalekela, o pai Ouro disse:
“−Vocês podem e devem saudar o Pai Rei, de manhã, à tarde e à noite, ainda que Ele viva conosco no mesmo bairro ou na mesma casa. Quando vocês estiverem a saudar o Pai, não fiquem longe, gritando: Olá Pai! Ou bom dia! Como fazem os filhos das trevas.
Ao saudar o Mestre Yahweh, você aproxima-se dele e ajoelha ou senta-se e diga: Shalom (Paz) Nosso Rei ou diga ainda: Sessé ou Canimambo Yahweh, ó Pai!
Que quer dizer: Bom dia, Boa tarde, boa noite e obrigado Pai. Depois dê o seu abraço a Ele, não é porque nós fazendo isso, adoramos um homem na carne como dizem uns do número 10 o mal e vaidade, e os pregões de meia tigela das Igrejas desta terra.
Mas, como diziam os mais velhos.  “Eye Kuzembe  ongolo ya; kapuete iki opinduka lakio! Ki wa keka mussungu wa sanji, menekena! Sanji kete liepala.” (Não desprezes o teu joelho, não terás outro socorro com qual você pode levantar-se. Quando você vir o bico da galinha, sauda-o porque  a galinha não tem cara!) Pode ser que ele não lhe aceite; porque Kalekela não gosta quem o saúda ajoelhado. Mas irmãos! Não se enganem! Aproveitem nele a cura, a saúde, as Bênçãos e tudo! Saude-o e beije-o se quiser!”
 Conversaram, até à meia noite, e depois retiraram-se e cada um foi para sua casa dormir. Mas a gente do bairro ficou triste, e não queria ir-se embora, o que eles queriam, os do mussonguir, não eram leis e conselhos dos velhos; queriam a música do Kalekela.

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