CAP2 NO CONDÉ CENTRO
No dia 3 de Março de 1993, o
Kalekela, com uma comissão da igreja de Kibala composta por seis pessoas, partiu
do bairro chamado Lianguila Lolo, para Kayango-Nhia, em visita aos irmãos na fé
em Cristo. Os membros da comissão eram: Catamba:
Manuel Campos Daniel, secretário
mundial; Domingos José Alberto, secretário da classe.
O
Segunda Manuel «Mbanga», corpo do Avô Ananias, como um enviado.
Lianguila: Eduardo José Bumba, pai
Ouro secretário do Yahweh.
Noé Sebastião Ngunga, corpo do Rei
David, Musico; Ovelha Simões Ngunga, Celikuata Anjo. Apocalipse: 2
O Kalekela era o sétimo.
Enquanto os outros quatro separavam-se do
grupo e entravam no bairro, pai Ouro, como era o representante dos vates da
linha da Gabela e o Rei David, decidiram seguir caminho para Condé, área do Ebo. Chegaram no
bairro Condé Centro onde eles foram bem recebidos pela igreja local; o Kalekela
não era conhecido naquelas paragens, ouviram só por alto que havia na Kibala,
para além do Profeta Isaías, um outro Avô: Avô Enviado, mas quem é nascido do
Espírito sabe que o Tetra Isaías é o Kalekela. E no mesmo bairro havia muitos
de olhos abertos que entendiam isto. Entendiam, como Samba, a pequena antiga
amiga e mãe do Menino, no Cubal seis Pontes, ela tinha dito: “Ele será Nosso
Rei, Ele dará paz aos que não têm paz. “veja o livro Quem é este? O titulo: O
Menino é Rejeitado. Eles entendiam como João Honório, António Carlos, Armando
Afonso e outros.
A fama do Avô Enviado, o Kalekela
correu por todo o bairro, e muitas pessoas ao ouvirem que Ele veio ao Condé Centro,
movimentaram-se e foram à casa do secretário adjunto da classe; Manuel Domingos
Kimanga.
Ali, tanto os do Yahweh, e os do
mussonguir, isto é, crentes e não-crentes, estavam todos lá. A casa estava tão
cheia de pessoas, que nem os próprios donos da casa conseguiam entrar para
tirarem alguma coisa. Ainda Ele não tinha mostrado a sua Harmónica ou acordeão,
o que o povo precisava ver e ouvir; Mas eles já comentavam. Uns diziam:
“−Wa yambata!” (Ele levou a
Harmónica!)
Outros duvidando, diziam: −“Héé!
Kayambete!” (Não a levou! Não!)
Naquela banda, assim como em
Kibala e Luanda, os corpos inspirados eram ou são ainda chamados Avô. E os
velhos da igreja do Condé chamavam assim ao Avô Enviado conforme eram
considerados os outros corpos inspirados.
Então os representantes da igreja
em Kibala, pai Ouro e velho Noé, reuniram com os representantes no Condé que
ainda eram novos nessa Igreja Tocoista, para esclarecerem-lhes algo sobre a lei
de Deus e a regra da
Referida Igreja de Cristo. Depois
de terem cantado o hino de recepção dos visitantes e dado os agradecimentos,
foram ao tema em conversas.
Então o pai Ouro tomou a palavra e
disse:
“Bem, meus irmãos; já sabemos o
modo de respeitar os Nossos Mestres da Igreja, chamando-lhes por estes títulos:
Ao secretário chamamos assim: Nosso secretário, ao representante; Nosso ou
irmão representante. Assim também aos anciãos, evangélicos, pastores, doutores,
fiscais, diáconos, vates e mestres do coro. Para mais pormenores, concedo o
tempo ao velho Noé. Kota Barco; tens a palavra. O kota Noé é corpo do Rei David
e conhece Avô Enviado.”
“−Eu” −respondeu o velho Noé −“vou
ensinar-lhes o modo de saudar o Nosso Avô Enviado, o respeito e outras coisas
mais. Olhem irmãos meus. O nosso programa não é tratar assuntos da Igreja hoje;
mas nós viemos escrever o livro da Nova geração. Isto é: Cumprir o que nos traz
aqui; o programa de trazer a Arca de segurança e paz para vocês.
Mas como os irmãos perguntaram
para saberem, nós vamos responder.
Quanto ao que vocês querem saber,
o modo de chamar aos mestres das Igrejas, está certo conforme o nosso
responsável da Igreja da linha já explicou. Agora, sobre vates; o Nosso Rei
Messias nunca deu esse termo: vate, aos corpos inspirados, mas disse: corpos
que levam os Profetas ou Profetas, ou ainda, corpos Proféticos. O título corpo
vate é usado pelos “Panzos” (Tocoistas fingidos) e pelos que dizem que o
Espírito Santo não é pessoa, mas dizem que é uma força ativa de Deus. O modo de
podermos viver com os Profetas é este: Quando o povo estiver reunido em
adoração à Yahweh, e um Profeta penetrar no corpo de alguém para alertar ou
consolar, vocês têm que ouvir atentamente e também devem respeitar o corpo onde
o Espírito habita, para que não entristeça o Espírito Santo. Efésios. 4-18-20.
O nome que devemos chamar ao
Profeta no corpo ocupado, não é tio, mano ou senhor; mas sim Avô, pai, Mestre
ou mister. Nós devemos honrar o corpo inspirado, mas não adorá-lo; para que ele
não se glorie e não caía como Lúcifer. Isaías: 14-13. Mateus. 4-8. II
Coríntios. 12-3.
Quanto ao Avô que está conosco,
Ele não é nenhum corpo habitado por um Profeta. Ele é aquele que os mais velhos
falaram: “Kuzembe ngolo ya!” Ele não é somente um avô, como os avós sobas. Se
Ele é avô então, é avô dos avós dos avós dos avós, como disse o Rei Messias.
Por isso Ele não deve ser chamado avô ou mister; Ele é Pai e Mestre, é Kavunga
(Protector, Ele é a Galinha que cobre seus pintos de baixos das asas dele, por
isso é que Ele é chamado de Kavunga Yahweh. Mateus. 23-31-35.
Vocês podem chamá-lo: Nosso Rei
Kavunga ou Yah.”
Então Kavunga, tomando a palavra, disse:
“Quando eu estava na Kilenda, os da Assembleia de Deus chamavam-me Nosso
Enviado.”
Os velhos da classe do Condé
ouvindo isto, riam-se e murmurando diziam: −“Atopo! Yamuasenó eti Nosso Enviado,
Eti nga kieli owo amundumu!” (Eles, os da Kilenda, são tolos! Chamam-lhe Nosso
Enviado, como se fosse Servo deles!)
“Não vos disse eu” descreveu o Rei David, “não afirmei que Ele é
avó dos avós dos avós dos avós? Ele é tudo! Ali, quem tem ouvido e não somente
orelha, que oiça,” terminou o Rei David.
Quanto ao modo de saudar o
Kalekela, o pai Ouro disse:
“−Vocês podem e devem saudar o Pai
Rei, de manhã, à tarde e à noite, ainda que Ele viva conosco no mesmo bairro ou
na mesma casa. Quando vocês estiverem a saudar o Pai, não fiquem longe,
gritando: Olá Pai! Ou bom dia! Como fazem os filhos das trevas.
Ao saudar o Mestre Yahweh, você
aproxima-se dele e ajoelha ou senta-se e diga: Shalom (Paz) Nosso Rei ou diga
ainda: Sessé ou Canimambo Yahweh, ó Pai!
Que quer dizer: Bom dia, Boa
tarde, boa noite e obrigado Pai. Depois dê o seu abraço a Ele, não é porque nós
fazendo isso, adoramos um homem na carne como dizem uns do número 10 o mal e
vaidade, e os pregões de meia tigela das Igrejas desta terra.
Mas, como diziam os mais velhos. “Eye Kuzembe ongolo ya; kapuete iki opinduka lakio! Ki wa
keka mussungu wa sanji, menekena! Sanji kete liepala.” (Não desprezes o teu joelho, não terás outro socorro com
qual você pode levantar-se. Quando você vir o bico da galinha, sauda-o porque a galinha não tem cara!) Pode ser que ele não
lhe aceite; porque Kalekela não gosta quem o saúda ajoelhado. Mas irmãos! Não
se enganem! Aproveitem nele a cura, a saúde, as Bênçãos e tudo! Saude-o e
beije-o se quiser!”
Conversaram, até à meia noite, e depois
retiraram-se e cada um foi para sua casa dormir. Mas a gente do bairro ficou
triste, e não queria ir-se embora, o que eles queriam, os do mussonguir, não
eram leis e conselhos dos velhos; queriam a música do Kalekela.
Sem comentários:
Enviar um comentário