kalekela Paz

kalekela Paz

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

CAPÍTULO 5 A PRIMEIRA MISSÃO DO KALEKELA


CAPÍTULO 5 A PRIMEIRA MISSÃO DO KALEKELA
Depois de ter estado dois dias em Lianguila, por ter assistido às bodas do casamento do Bilió, Avô Enviado partiu com os seus sete companheiros ao Condé; levando consigo o pequeno Chache da Gama.
No caminho, encontraram Kavonde, o Jemeia que vinha da vila de Kibala para o bairro Kilala. Kavonde perguntou-lhes: “Já terminou a festa em Lianguila? Já vieram de lá?” Eles disseram:
“Já voltamos de lá! A festa passou-se bem, sem teki (sem problemas).”
“Um dia” disse o Jemeia. “Também vou vos convidar no meu casamento.” Eles desataram a rir; deixaram o Jemeia seguir o seu caminho e partiram para vila, onde encontraram Raul que os despediu e encomendou-lhes boa-viagem. Da vila, partiram para Condé centro. Matamba tinha levado na sua bicicleta, o Avô Enviado e a Waika. Domingos Canguitessa levou a Florinda e o Domingos Manuel Kindemba, o Da gama e a Cecília Ndumbo-Yatema; andaram tão bem, mas ao chegarem no meio da descida que vai ao riacho Lolo do Kayango, a descida onde muitos já tombaram com os seus velocípedes com ou sem motor. Ali, o Matamba, vaidoso de sua experiência como motorista, largou o travão da bicicleta, metendo-a numa grande velocidade. No meio dele um Anjo veio ao Avô Enviado e disse-lhe: “−Como te chamas?” −Avô respondeu dizendo: “Chamo-me Enviado.” O Anjo perguntou: “Como se chama o teu primeiro e o último filho?” Avô Enviado disse: “Chama-se Chache Noé.
“ Ainda desce da bicicleta, ó Pai.” Disse o Anjo. Avô Enviado gritou em voz alta, dizendo: “Tchovallo!” E saltou da bicicleta em velocidade perigosa. Depois de estar em pé, deu três pinos e foi ao encontro do Anjo.
A bicicleta continuava sempre em velocidade, e Matamba já nem respeitava os saltos; queria chegar depressa e pensava que Avô Enviado estava em cima da bicicleta! Enquanto o grupo seguia o seu caminho, Avô Enviado estava ali assentado com o Anjo; o Anjo disse ao Avô Enviado! “Tu és Avô, mas serás o Pai, Filho e Avô do mundo, dos tempos e dos escolhidos.
O teu discípulo e filho, será chamado Jedid Adama ou Edjoaray Da gama. Se Chache é Sorte, Jedid ou Edjoaray é o Amor, é o desejo, Paixão e felicidade para todos. Quem quer o desejo e a paixão, que receba dele! Até a esposa dele não sabendo nada aprenderá dele e o povo dela. A felicidade brotará do teu corpo ó shiló! A tua missão é trazer paz e felicidade á terra! Mas o mundo não verá como tal, porque és pessoa sem formosura.
Mas os que tu escolheres, principalmente o teu filho é que apresentará ao mundo a tua felicidade a tua sabedoria o teu poder. Quanto á ti ó Shiló, os teus nomes virão com as missões que farás. Na primeira missão serás chamado Kalekela; porque és um Soldado valente. Salmos: 45-22. Na segunda missão serás chamado Kavunga; porque cobrirás e protegerás os filhos de toda espécie do mal. Salmos: 91-1-14. Mateus: 23-37. Lucas: 13-34. Na terceira, serás chamado Yahweh Alfa e Ómega Mayete, porque o Reino será eterno.” Salmos: 76-23.
Então, Avô respondeu: “Tchovallo! Seja feita a vontade do Yah!”
 Caminharam à toda pressa, até que passaram a ponte do riacho Lolo e chegaram à subida que dá acesso ao bairro Kayango, mas sem o Avô com eles. Waika olhando para tras, disse assustada: “ Vejam só a maravilha que o Pai mostrou à nós! Vejam a greve que fez para connosco! Ele não está em cima da bicicleta!” Manuel Kindemba gritou ao condutor:  “A Matamba! Eye Pi waxia Avô Enviado? Wa mu laula né? Mbepo eye kutena kuendessa!” (Ó Matamba! Onde deixaste o Avô Enviado? Deixaste-o cair? Afinal não és um bom condutor!)
 “Xó!” respondeu Matamba. “Muene, muene wa thuka kolu li xikaleta. Ki kulauka, olio ingo mana Waliange, mukonda eye weti ku lumbungu. A mano, Pai wamuinjia kia! Oyo mué prova yé; mukonda mungua maliwano!” (Não! Se fosse para cair, a primeira pessoa seria a mana Waika, porque ela é que está no tubo a frente. Ó irmão! Tu já conheces o Pai; Ele mesmo saltou da bicicleta, é prova dele! É o homem das maravilhas.)
Enquanto eles iam andando e ralhando-se a si mesmo, eis que o Avô Enviado estava descendo a correr e atravessou a ponte do Lolo, até chegar junto deles. Waika ao vê-lo, disse: “ Vejam. O Pai está ai!”
 Domingos Kindemba perguntou: “Afinal quem é este Pai?” Matamba respondeu:
 “É aquele a quém vocês chamam de Avô Enviado.” Domingos disse:
 “Nós conhecemos por Avô Enviado e não por Pai, porque Ele é Avô como outros corpos e reina com o Rei David.”
 “E o Avô Isaías” replicou Matamba. “Ele reinava com quem? Vocês estão enganados se dizem isso; se Ele é Avô e Pai também? Ele não é um inspirado; inspira e dá vida.”
Então, Avô chegou e subiu na bicicleta; continuando eles o seu caminho, passaram o bairro do Kayango e atravessaram a ponte do rio Nhia que na altura estava destruída pela guerra. Meia hora depois, chegaram ao Condé centro, onde foram bem recebidos. Naquela hora, quando o povo dizia: Bem-vindo, Da gama que era um menino muito brincalhão, gritava também: “Oh! Chegamos ao Condé; bem-vindo Condé e viva Ebo.”
No Condé, Avô Enviado não cruzava os seus braços; começou já a trabalhar; Reunindo os velhos da igreja, ensinando-os as leis e os mandamentos, porque ainda eram novos. Também visitava os doentes e curava-os.
Formou também um coro do Condé, antes de escolher o seu grupo, Avô visitava todas as classes que compõem a igreja do Condé; as classes que são: Kahumbi, Cassequel e Kissuquila; por vezes, com o pai Ouro ou com o pai Noé e com as pessoas do Condé. Ele não faltava também em dar uma rotina à Kibala. No tempo que os Jemeias rusgavam homens e mulheres para as suas fileiras, Enviado era o Pastor Rei David naquela altura; não deixava que alguém dos seus filhos fosse agarrado. Quando eles apanhavam um deles, Avô ia buscà-lo, sem demora; custasse o que custasse. Por isso é que Avô Enviado era precioso aos olhos de todos. Muitas pessoas, principalmente moças, pensando ao contrário acerca dele, diziam entre si e em sua lingua: “Momo kia Avô Enviado kasoñona! Tupu ki kietele… Olio ngó tuamono, mukonda muthu weli kashate e kamaneka la muali!”( É porque Avô Enviado não casa; mas se fosse assim, seriamos ricos; porque ele é uma pessoa incrível e não aparece duas vezes)

Sem comentários:

Enviar um comentário