kalekela Paz

kalekela Paz

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Biografia


A PRIMEIRA MISSÃO DO KALEKELA
Depois de ter estado dois dias em Lianguila, por ter assistido as bodas do casamento do Bilió. O Avô Enviado partiu, com os seus sete companheiros ao Condé levando consigo o Pequeno Cha che Da gama.
No caminho encontraram Kavonde, o Jemeia que vinha da vila de Kibala para o bairro Kilala. Kavonde perguntou-lhes! −já terminou a festa em Lianguila? Já vieram de lá?” Eles disseram:
−Já voltamos de lá! A festa passou-se bem sem teki.
−Um dia −desse o Jemeia. –tambem disse: vou vos convidar no meu casamento. Eles desataram a rir; deixaram o Jemeia seguir o seu caminho e partiram para vila, onde encontraram Raul que os despediu e encomendou-lhes boa-viagem. Da vila, partiram para Condé centro. O Matamba, tinha levado na sua bicicleta, o Avô Enviado e a Waika. Domingos, Canguitessa levou a Florinda e o Domingos Manuel, Kindemba, o Da gama e a Cecília-Ndumbo-Yatema; andaram tão bem, mas ao chegar no meio da descida que vai ao riacho Lolo do Kayango, a descida onde muitos já tombaram com os seus velocípedes com ou sem motor. Ali, o Matamba, vaidoso de sua experiência como motorista, largou o travão da bicicleta, metendo-a numa grande velocidade. No meio dele um Anjo veio ao Avô Enviado e disse-lhe: −Como te chamas? −Avô respondeu dizendo: −Chamo-me Enviado.O Anjo perguntou: −Como se chama o teu primeiro e o último filho? −O Avô Enviado disse: −Chama-se Cha che Noé.
 Ainda desce da bicicleta, ó Pai −Disse o Anjo. Avô Enviado gritou em voz alta, dizendo: Tchovallo! E saltou da bicicleta em velocidade perigosa. Depois de estar em pé, deu três pinos e foi ao encontro do Anjo.
A bicicleta continuava sempre em velocidade, e Matamba já nem respeitava os saltos; queria chegar depressa e pensava que o Avô Enviado estava em cima da bicicleta! Enquanto o grupo seguia o seu caminho, o Avô Enviado estava ali assentado com o Anjo; o Anjo disse ao Avô Enviado! −Tu és Avô, mas serás o Pai, Filho e Avô do mundo, dos tempos e dos escolhidos.
O teu discípulo e filho, será chamado Jedid Adama ou Edjoaray Da gama. Se Cha che é Sorte, Jedid ou Edjoaray é o Amor, é o desejo, Paixão e felicidade para todos. Quem quer o desejo e a paixão, que receba dele! Até a esposa dele não sabendo nada aprenderá dele e o povo dela. A felicidade brotará do teu corpo ó shiló! A tua missão é trazer paz e felicidade á terra! Mas o mundo não verá como tal, porque és pessoa sem figura.
Mas os que tu escolheres, principalmente o teu filho é que apresentará ao mundo a tua felicidade a tua sabedoria o teu poder. Quanto á ti ó Shiló, os teus nomes virão com as missões que farás. Na primeira missão serás chamado Kalekela; porque és um Soldado valente. Salmos: 45-22. Na segunda missão serás chamado Kavunga; porque cobrirás e protegerás os filhos de toda espécie do mal. Salmos: 91-1-14. Mateus: 23-37. Lucas: 13-34. Na terceira, serás chamado Yahweh Alfa e Ómega Mayete porque o Reino será eterno. Salmos: 76-23.
Então o Avô respondeu: −Tchovallo! Seja feita a vontade do Yah! Caminharam á toda pressa, até que passaram a ponte do riacho Lolo e chegaram á subida que dá acesso ao bairro Kayango mas sem o Avô com eles. Waika olhando para tras, disse assustada: −Vejam só a maravilha que o Pai mostrou á nós! Vejam a greve que fez para connosco! Ele não está em cima da bicicleta!” Manuel Kindemba gritou ao condutor: −A Matamba! Eye Pi waxia Avô Enviado? Wa mu laula né? Mbepo eye kutena kuendessa! (Ó Matamba! Onde deixaste o Avô Enviado? Deixaste-o cair? Afinal não és um bom condutor!) Xó! −Respondeu Matamba. −“Muene, muene wa thuka kolu li xikaleta. Ki kulauka, olio ingo mana Waliange mukonda eye weti ku lumbungo. A mano, Pai wamuinjia kia! Oyo mué prova yé mukonda mungua maliwano!” (Não! Se fosse para cair, a primeira pessoa seria a mana Waika, porque ela é que está no tubo afrente ó irmão! Tu já conheces o Pai; Ele mesmo saltou da bicicleta, é prova dele! É o homem das maravilhas.)
Enquanto eles iam andando e ralhar-se a si mesmo, eis que o Avô Enviado estava descendo a correr e atravessou a ponte do Lolo até chegar junto deles. Waika ao vê-lo disse: Vejam o Pai está ai!
 Domingos Kindemba perguntou: −Afinal quem é este Pai? Matamba respondeu : −É aquele a quém vocês chamam de Avô Enviado. Domingos disse: −Nós conhecemos por Avô Enviado não por Pai, porque Ele é Avô como outros corpos e reina com o Rei David.
E o Avô Isaías −Replicou o Matamba. −Ele reinava com quem? Vocês estão enganados se dizem isso; se Ele é Avô e Pai também? Ele não é um inspirado; inspira e dá vida.
Então o Avô chegou e subiu na bicicleta; continuando eles o seu caminho passaram o bairro do Kayango e atravessaram a ponte do rio Nhia que na altura estava destruída pela guerra. Meia hora depois chegaram ao Condé-centro, onde foram bem recebidos. Naquela hora quando o povo dizia bem-vindo, Da gama que era um menino muito brincalhão gritava também: −Oh! Chegamos ao Condé bem-vindo Condé e viva Ebo.
No Condé o Avô Enviado não cruzava os seus braços começou já a trabalhar; Reunindo os velhos da igreja ensinando-os as leis e os mandamentos porque ainda eram novos. Também visitava os doentes e curava-os;
Formou também um coro do Condé, antes de escolher o seu grupo o Avô visitava todas as classes que compõe a igreja do Condé as classes que são: Kahumbi, Cassequele e Kissuquila; as vezes com o pai Ouro ou com o pai Noé e com as pessoas do Condé Ele não faltava também dar uma rotina a Kibala. No tempo que os Jemeias rusgavam homens e mulheres para as suas fileiras, Enviado era o Pastor Rei David naquela altura; não deixava que alguem dos seus filhos fossem agarrados. Quando eles apanhavam um deles o Avô ia buscar, sem demora custasse o que custasse. A historia continua...